quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Alea jacta est


- Ela é tão livre que um dia será presa.
- Presa por quê?
- Por excesso de liberdade.
- Mas essa liberdade é inocente?
- É. Até mesmo ingênua.
- Então por que a prisão?
- Porque a liberdade ofende...

Não que sua liberdade ofenda quem quer que passe por ti e te encare, o brilho dos olhos já comentado e tão admirado, e inveje toda essa leveza de andar, essa paz de corpo e alma, esse sorriso que evidencia a felicidade esquecida mas sempre reencontrada em cada esquina virada, não que sua liberdade seja tema simples de simpósio, de discussão em bares e mesas, de intenções contrárias a este que vos fala, de chopps gelados e loiros também, mas sim de saudosismo, de nostalgia, de querer bem, a liberdade que tantos desejam, uma liberdade ingênua, perfeita, tão sua...
Que seja um pouco menos, que minhas palavras não estejam a altura da inspiração, que eu me recolha então a minha insignificância fingida pois sei que vive dentro de teu peito meu nome ainda ecoando nas paredes de teu coração, assim como aqui sempre viveu e sempre viverá todo o sentimento dedicado, todas as verdades sinceras e desculpas compradas, a cumplicidade da paixão.
Alea jacta est... bem disse o imperador Julio Cesar, contrariando ordens, perdido num mar de indecisões, convicto de seu destino, deixando pra trás os princípios, a mais pura forma de liberdade que possa existir.
E vejo em teus olhos mais uma vez, vejo que Alea jacta est em cada passo, em cada ação, cada palavra, o mundo lhe pertence mais do que nunca, a verdade anda sobre verdes campos de paz eterna e nada parece abalar essa convicção plena, então fico mais feliz.
A simples existência de certas pessoas já trazem um tanto bem grande de felicidade ao coração de quem sente, e comigo não poderia ser diferente.
Quero um monte de coisas que não conseguiria alcançar sozinho, preciso, loucamente, de alguém ao meu lado nos momentos mais difíceis que a vida me jogar nos peitos; tenho dúzias de pessoas assim comigo e não me agradam nenhuma delas. Vá entender os caprichos e desejos do presidente.
Amizade é sentimento mais forte que amor, assim disse o poeta sem nome. Não sei muito bem o que dizer sobre esse tipo de coisa, pois vivo dividido entre nomenclaturas que não me mostram nada; são gestos, palavras, sorrisos e olhares que me ganham, e não vou colocar pesos na balança pra que caia de lados para lados aquilo que mais me faz feliz.
Então desejo a liberdade eterna a quem a tem. E você a tem, meu bem.
Fico no meu canto, ainda admirando sua liberdade que não me ofende, mas me inspira, sua liberdade que instiga o pensamento, que inveja os que tem bom coração mas se fazem acorrentados pelo destino estranho, porém o final é feliz pra quem saber recomeçar. Recomeçar, sem voltar a estaca zero.
E tenho dito.
P.V. 15:19 09/12/10


Alea Jacta Est - " A sorte está lançada " - Frase atribuída ao estadista romano Julio Cesar (100-44 a.C.) que a teria proferido quando, contrariando determinações do Senado, atravessou o rio Rubicão __ divisa da Itália com a Gália Cisplatina.

Nenhum comentário: