quarta-feira, 20 de julho de 2011

Amigo

Com o carinho da possibilidade, ou a permissão da palavra, me coloco à disposição da saudade e inclino minhas idéias a quem já se foi desse ínterim de sociabilidade, nos momentos mais precisos que o coração clamou por ajuda e foi atendido, plenamente.
Pois dos amigos verdadeiros que não partilham mais o meu sorriso, eu sinto falta, e admito.
E admito também que se foram, e continuam se indo, por vontade exclusivamente minha, própria e equivocada.
Se sentimentos avulsos se destacaram numa noite qualquer, numa van qualquer, vindo de um lugar qualquer, nada é mais poderoso do que a sensação de bem estar por saber que as pessoas que se bem quer, bem estão.
Pois não desejo nada mais do que isso. Quero só a alegria de quem já muito fez a minha; talvez eu não consiga devolver nas mesmas doses, talvez eu não tenha lágrimas nos meus olhos para cantar as canções de amigos, talvez eu esqueça de lembrar por alguns dias das risadas mais plenas que houveram enquanto grudávamos as cabeças num só pensamento que não nos levava a nada, porém, a verdade não pode ser negada. Feliz dia do amigo, amigo.
E não me venha com misérias de saudade, não me venha com pouca consideração e falsos sentimentos, não entenda minhas palavras com desdém, mas também não me dê tanta confiança.
Amigos se guardam no lado esquerdo do peito, na palma da mão direita, dentro da cabeça, no brilho dos olhos, na ponta dos ouvidos e no fundo mais profundo de um abraço sincero. E que saudade eu sinto de levantar um amigo num abraço sincero.
E serão todas as lembranças, as melhores possíveis. Pois o sentimento da amizade não muda nem se transforma em amor, pois um sentimento verdadeiro não pode diminuir, não pode voltar um nível, não se pode colocar a descer do seu eterno pedestal. A amizade é a mais pura forma de amor, e ninguém há de duvidar dessa colocação.
Se houvesse motivo, se houvesse forma, realocaria todos os verdadeiros amigos dentro de mim de novo, correria sem rumo quantas e quantas vezes fossem necessárias, daria meus pulos incríveis e sem noção só pra que nascesse novamente mais um sorriso nos rostos que me cercavam, plantaria bananeira nas salas de cinema mais vazias como nos tempos de garoto, andaria para trás num desses chãos bem escorregadios, talvez eu me jogasse com muita arte e pouco drama só pra ver-te sorrindo...
E não seria a toa, meu amigo. Feliz dia do amigo, saudoso amigo.
Todos os que me lêem sabem da intenção e do meu propósito, e abordar todas as palavras num plural fazem-me rir tanto e tanto que qualquer coisa que seja dita fica engraçada na voz de quem diz.
Foi assim que tudo se deu, foi assim e ainda é assim, pois as amizades que se vão continuarão sempre morando dentro do coração de quem lembra, nada morre nessa vida a não ser o corpo; a alma e o sentimento ficam para a eternidade, relembrados sempre nessas palavras que vou agora catando com muita nostalgia e brilho nos olhos...
Felizes os amigos que podem celebrar juntos o seu dia.

Chamam-me Paulo Victor, hoje é dia vinte de julho, dia do amigo, são vinte horas e cinqüenta e um minutos, ano de dois mil e onze.

Nenhum comentário: