sábado, 5 de abril de 2008

ainda questionando...

Dando continuidade ao pensamento interrompido no dia anterior, volto a indagar os questionamentos filosóficos que sempre povoaram a mente de quem pensa. Perguntas que não se conformam em calar-se e transformam-se seguidamente ao revezar o martelar em diferentes cabeças. O nervosismo que me causa esse tipo de coisa é tão grande que vomito as palavras no papel numa tentativa de aliviar a ânsia da problemática que se passa dentro de mim.
O mundo atual atravessa a tão discutida globalização. A troca de informações a velocidades nunca imaginadas trazendo conseqüências sérias à vida pessoal de todos. Tudo se tornou descartável. A própria informação é descartável. O que foi dito nesse momento se perderá daqui há minutos e depois dará lugar a outras verdades. Até mesmo os amores são descartáveis, hoje em dia. As paixões nascem e morrem tão rápido que nem mesmo o romantismo tem tempo de ser posto em prática na arte da conquista. Tudo é descartável, as idéias são descartáveis. A intenção é sempre atender aos interesses de quem tem o bolso mais pesado. Uma pena pra quem acha q a cultura cura mazelas. Tipo eu.
E no meio de toda essa bagunça que vivemos, deparo-me com um fato que vem dando trabalho à minha massa cinzenta. Os avanços da ciência no campo da genética.
Pessoas incrivelmente inteligentes, durante muito tempo, dedicaram a vida a fazer descobertas que melhorassem a condição humana. Esses gênios da ciência descobriram as células-tronco. O fato é que ao estudar essas partículas milagrosas, um “pequeno problema” está acontecendo. É preciso que haja doadores de esperma e de óvulos para que os mesmos sejam fecundados. Até aí tudo bem. Só que uma grande parte desses embriões não são utilizados e acabam sendo descartados. Nesse ponto entra a discussão. Seria essa uma forma de assassinato? Porque, com certeza, se não fossem descartados, aqueles embriões evoluiriam e tornariam-se pessoas como eu e você. A verdade passa por saber em que ponto começa a vida.

A verdade passa por saber em que ponto começa a vida.
A Igreja é contra esse tipo de pesquisa pois diz que Deus deu uma vida a cada pessoa e temos que aceitar o nosso destino. Se temos uma doença, devemos morrer dela. É inviável, na concepção da religião, imaginar que temos que sacrificar uma vida para tentar salvar outra. Matar as células na pesquisa é a mesma coisa que praticar um aborto. Se não é o mesmo, segue a linha. Comparável também com a eutanásia, outro tema repudiado pela Igreja.
Um conflito muito forte e de dimensões inenarráveis pode ocorrer por esse questionamento cruel. Isso está na minha cabeça há algum tempo e só agora, após esclarecer algumas dúvidas, resolvi postar aqui. Imaginem um homem que tinha a vida normal e depois de um acidente, infelizmente, ficou paraplégico. Ele só tem uma esperança de voltar a andar e ser normal. Crianças que já nascem com doenças degenerativas e sabem que viverão somente até 15, 16 anos. Também só têm uma esperança de se salvar. O resultado das pesquisas. Você acha que essas pessoas vão se sentar e se conformar? Aceitar a morte que dizem Deus ter mandado?
E se for um parente seu? Você, uma pessoa religiosa, sempre seguiu as palavras da Bíblia. Daria as costas aos princípios impostos e negaria a vida a alguém? Sua vez de quebrar a cabeça.
P.V. 05/04/08 20:57

2 comentários:

Unknown disse...

Olá!
Pensando em tudo o que vc escreveu em sua crônica, em tudo o que está acontecendo nesse mundo altamente descatável(como vc definiu), sem tempo inclusive para o "AMOR" no seu mais puro significado, começo acreditar que esse é o preço que estamos pagando justamente por colocarmos em primeiro plano tudo o que é MATERIAL, passado para um lugar que seja conveniemte e não nos incomode, aquilo que nos leva ao ESPIRITUAL.
Está relatado na BIBLÌA em Gênesis 2-15,17, o alerta que DEUS fez ao homem, criatura por ELE criado por AMOR e para o AMOR...
"NÃO COMERÁS DO FRUTO DA ÁRVORE DA CIÊNCIA DO BEM E DO MAL, PORQUE DO DIA QUE DELE COMERES MORRERÁS INDUBITÁVELMENTE.
E mesmo assim o homem optou por tentar possuir a SABEDORIA de Deus.
Então que cada ser humano, criação do AMOR DE DEUS, faça uso da inteligênsia e da liberdade que lhe foi concedida, mas saiba com humildade assumir as consequências de seus atos.
VAMOS CAIR NA REAL QUE SOMOS MORTAIS!!
ETERNOS?? SOMENTE SE FORMOS MERECEDORES E AINDA ASSIM EM UM PLANO NADA TERRENO!!!

Quero te ver sempre feliz!!
Beijo

KM disse...

SO DEUS JULGA O Q E´ CERTO E O Q E´ ERRADO.
ELE SABE DE TODAS AS COISAS... NO CEU, NA TERRA E NO MAR.
SOMOS CARNE... SERES HUMANOS... QUEM TEM UM CORAÇAO AMOROSO, NA HORA DO DESESPERO, COM CERTEZA NAO VAI DESPREZAR O SEU PROXIMO;
E SE TIVER O MESMO CORAÇAO AMOROSO TBM, NAO VAI PERMITIR UMA VIDA MORRER.
O Q PLANTAMOS AQUI NA TERRA... COM CERTEZA COLHEREMOS.
DO JUIZO FINAL, NINGUEM ESCAPA!!!
SOMOS CONSCIENTES DOS NOSSOS ERROS E DAREMOS CONTA PRA DEUS!