sexta-feira, 4 de abril de 2008

desafio à Filosofia

De tempos em tempos, os homens pensantes travam batalhas incessantes em busca de uma verdade que, se não absoluta, agrade a maioria dos seus. Grandes pensadores, os filósofos antigos, há milhares de anos já tinham seus questionamentos, tão terríveis como os de hoje. Quem sou eu? Por que estou aqui? Qual a razão do meu viver? Perguntas que resistem até hoje e continuam sem resposta.
Na faculdade, coisas desse tipo acontecem todo momento. Não sou de falar muito nas aulas. Só ouso atrapalhar o pensamento do mestre quando este pára de falar (quase nunca) ou se uma dúvida muito forte me martela a mente. A aula de Filosofia é uma dessas em que se entra falando e sai calado, pensativo, nervoso por ficar sem rumo.
Surpreendo-me com a capacidade desses professores que conseguem infiltrar-se, com palavras, nas cabeças e ficam ali criando paradoxos tão profundos que o pensamento não alcançaria num só mergulho. Como fossem monstros sagrados prostrados no altar do saber, atraem toda a atenção dos mortais que, perdidos, somente podem tentar assimilar as idéias que voam da boca de quem fala mais alto.
Donos do maravilhoso poder de ensinar, repassar a cultura que inunda o peito e transborda pelos lábios atingindo ouvidos ainda virgens de toda essa variedade de conhecimento. É gratificante poder passar uma fração de tempo de um dia na presença de pessoas assim. A emoção de minhas palavras justifica-se pelo fato do querer chegar a esse patamar. O sonho de ser professor irá se realizar, mas cabe a mim fazer por onde conseguir me imortalizar e, quem sabe, inspirar um aluno meu a escrever um texto como este. Desafio lançado!
P.V. 04/04/08 15/41

2 comentários:

Unknown disse...

Não me basta escrever assim:...que lindo!...que louco!...continue assim!...espero ler o próximo!...seu ( não me atrevo a escrever o adjetivo....rsrs..mas vc sabe qual)Basta-me apenas sentir uma doce inveja dos teus professores, por serem reconhecidos como donos do maravilhoso poder de ensinar.Torço para que todos eles tenham ecesso a essa crônica e torço mais ainda, para que daqui a algum tempo o desafio aqui lançado seja aceito!!!Desejo ver você sempre feliz!!

Gustavo disse...

a filosofia eh a arte de nos fazer não entender o que já sabemos, nos ensinar o que não sabemos, e subverter o que ela ensinou...
fikou show...