domingo, 7 de março de 2010

Federal


Pois se foi lá solicitado, com muito amor no coração e, quem sabe, uma voz suave nos ouvidos daquele que me fez, vou por aqui perdendo meu tempo com muita felicidade eternizando algumas palavras bobas e simples demais para poder representar a verdadeira sensação que povoa meu peito nesse instante.
Pois em cada ocasião que me vem à mente a memória do tal fato, abre-se um longo e perfeito sorriso no meu rosto, desses dos mais sinceros que pôde se abrir uma vez em rostos diversos, de diferentes felicidades e intensidades.
Mas é só porque num momento qualquer, num momento solto de alta tensão se pôs frente a meus olhos o nome de que herdei com suas palavras lindas, e letras juntas formando a convocação necessária a fazer o destino, quem sabe todo um futuro se transformar para o bem. E lá se vão formando em minha cabeça os planos mais incríveis que um homem de apenas vinte anos pode ter.
Não há mais nada que incomode minha alegria, já não enxergo o mal em nenhuma esquina que meus pés possam querer me levar, não consigo mais ver tristeza alguma que se jogue sobre minha pessoa, que faça pesar em minhas costas me jogando ao chão, nada que eu não consiga levantar depois com um sorriso no rosto só por lembrar que meu nome foi escolhido em um tal dia 22, dia dos loucos e desvairados felizes sem razão nem porque.
Querem desvendar, perguntam impacientes, alguns idiotas sinceros nem sequer acreditam nas palavras que digo depois que a humildade se deixou um pouco de lado na minha carreira, mas é tudo parte de um único show, preparado pelo Cara lá em cima pra que eu pudesse ser o protagonista maior, pra que o prêmio de melhor interpretação honesta pudesse cair em meus braços no dia da posse, no dia da concretização.
E se tudo isso gira em torno do dinheiro, já não tenho nada contra essa afirmação também. Existe o status, o glamour, a fama, o ego que se eleva por conseguir aquilo que poucos conseguiram e tantos outros quiseram, mas pra mim, pra mim mesmo o que fica é a felicidade e nada mais.
Não me esforço muito por pensar em causas, em motivos, em meios, o que me alegra é saber que daqui pra frente nada mais é tão importante quanto eu e tudo que eu vou poder fazer com o que adquirir a partir do meu suor, pouco suor, menos suor.
Sempre tive a certeza que algo de melhor estava guardado pra mim, talvez porque eu achasse que merecesse, talvez porque sentisse tal coisa.
Em certo momento da vida, quando as contas chegavam aos milhões em minha residência mostrando ao mundo essa minha mania incrível de consumismo, característica básica do capitalismo porco que domina nossa vida, tive que ser obrigado por minhas próprias forças a procurar um outro artifício que me desse dinheiro, mais dinheiro do que aquele que eu recebia assassinando frangos. E, de fato, pus meus pés pra fora de casa em busca do novo emprego, do novo trabalho, mais um desempregado sem carteira assinada no Brasil enfrentando todos os problemas que se pode imaginar, chuva que molha o currículo, filas enormes nas empresas, cachorros que correm atrás de você no meio das ruas pois são cachorros preconceituosos para com homens sem emprego. Talvez haja sim um pouco de exagero, mas o drama é meu.
Fato concreto é que a labuta já me persegue desde os onze anos de idade, não por força maior de poderes ocultos tais como fome ou necessidade familiar. Justamente pelo que já foi aqui explicado. Não que uma criança de onze anos tivesse contas a pagar todos os meses, mas sempre quis ter meu dinheiro, pra gastar com as coisas mais fúteis possíveis, pra dizer que o tinha, e gostava das notas de um real, pois com tantas, parecia que eu tinha ainda mais dinheiro... coisas de criança.
Os ofícios exercidos por mim pra alcançar o capital foram tantos que talvez não coubessem aqui nessa mísera página de internet, e as atribulações que me acometeram durante os plantões de trabalho também dariam muito o que falar, portanto calo-me por enquanto, mas em outras ocasiões prometo que abordarei com calma as merdas que já fiz enquanto conseguia dinheiro de forma honesta.
Fato concreto é que quando me pus para fora de casa, os pés no chão e o currículo embaixo do braço, senti dentro de mim uma alegria tão falsa que a primeira coisa que pensei ao fechar o portão era abri-lo e voltar para casa.
Mas sou forte. Encarei meu destino.
Fui de encontro ao que me era reservado, fui em busca do primeiro emprego de carteira assinada. E cheguei, fui entrevistado, fui elogiado, fui aprovado, mas recusei aquela proposta que me foi ofertada. Dei as costas ao ex-futuro-patrão e voltei pra casa.
Nada contra os empregos que são oferecidos no país que eu moro, nada contra o que dizem que as pessoas devem começar de baixo para cima, nada contra a humildade e a falta de condição de alguns empresários de poder oferecer salários decentes aos seus funcionários, porém eu não estou aqui para isso.
Sempre soube que algo melhor estava preparado para mim, e fora por mim preparado como se fosse um bolo, um bolo preparado pelas minhas mãos que estava num desses fornos perdidos, assando, aguardando o ponto certo para saciar minha fome.
Vim dentro do ônibus pensando em tantas coisas, martelando algumas desculpas para dar ao meu pai por ter recusado o emprego, jurando para mim mesmo que ia conseguir coisas muito melhores que aquelas...
Em 2005, último dia de inscrições, paguei um boleto num banco qualquer. Duas semanas depois, estava sentado numa carteira realizando meu primeiro concurso público. Fim de prova, voltei para casa com o mesmo sorriso que abro nesse instante ao saber que fui convocado, aprovado, nomeado, funcionário público federal, a mais alta patente resultante de alguma dedicação e competência.
E fico feliz por ter recusado aquele emprego.
P.V. 10:30 03/03/10

3 comentários:

Unknown disse...

É FEDEREITION.....
É FEDEREITION.....
RSRSRSRSRS
mas que dramaticidade essa vida desse menino...rsrsrs
mas como diz o velho deitado "o que é do homem o bicho não come"
e seu destino já estava escrito antes de vc nascer.

KM disse...

É FEDEREITION...
É FEDEREITION...²
KKKKKKKKKKKK

O DESTINO PROFISSIONAL JÁ TÁ SE CUMPRINDO..
EU QUERO VER QND VAI SE CUMPRIR O SENTIMENTAL,
QND VC, POMAROLLA, VAI SE ENLAÇAR DE UMA VEZ POR TODAS E POR TODA ETERNIDADE C/ 1 TARANTELLA!!!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
MORRI! KKK

Leilinha disse...

Parabéns Pomarollaaaaaaaaaaaaaaaa....
Vc merece ser federal, vc se esforçou pra conseguir seus objetivos!!!!
Agora pode pagar váriaaaas micaretas pra gente heiim?!
kkkkkkkkkkkkkk